quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Passos para Ter um Boa Saúde




As novas pesquisas continuam a provar a importância da nutrição e dos suplementos.
Desde a década de 1990, pesquisas na área de nutrição vêm produzindo grande quantidade de estudos que oferecem evidências incontestáveis que determinados alimentos e nutrientes podem ajudar a prevenir, retardar ou mesmo reverter doenças graves. Muitos cientistas e especialistas outrora céticos agora acreditam que a quantidade correta de vitaminas e minerais pode aumentar as chances de uma pessoa ter uma saúde excepcional.
As vitaminas são essenciais para regular as funções metabólicas dentro das células, bem como os processos bioquímicos que liberam a energia dos alimentos. Com poucas exceções (notavelmente as vitaminas D e K), o corpo não pode produzir vitaminas por conta próprias; elas devem, então, ser ingeridas sob a forma de alimentos ou suplementos nutricionais. Os minerais são necessários em uma larga gama de processos vitais, desde a formação básica dos ossos ao funcionamento normal do coração e do sistema digestivo. Da mesma maneira como acontecem com as vitaminas, as pessoas devem repor os estoques de minerais com alimentos ou suplementos.
Evidências comprovam que certas vitaminas também agem como antioxidantes – substancias que protegem os tecidos de danos celulares e que possivelmente ajudam a prevenir algumas doenças degenerativas. Muitos minerais têm sido associados à prevenção de câncer e outras doenças crônicas. Os alimentos são as principais fontes dessas vitaminas e minerais.
A sabedoria convencional sustenta que, se uma pessoa saudável comer o suficiente para evitar deficiências nutricionais específicas, ela não precisa completar a dieta – tudo o que deve fazer é consumir alimentos em quantidades que atendam às necessidades diárias recomendadas de vitaminas e minerais. Mas, mesmo que você concorde com os padrões ideais sugerido pelos especialistas, evidências comprovam que a maioria não chega nem perto de atingir esses requisitos nutricionais. De acordo com uma revisão de dados conduzida por especialistas na Universidade da Califórnia em Berkeley, as pessoas costumam fazer escolhas alimentares pobres do ponto de vista nutricional. E isso não é não é diferente no Brasil. Uma pesquisa nacional realizada em 2007, em que foram ouvidas mais de 2,4 mil pessoas, concluiu que os brasileiros consomem menos vitaminas essências para a saúde do que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). A alimentação média do brasileiro acima de 40 anos deixa a desejar nos quesitos minerais e vitaminas. Quase um terço dos pesquisados tem uma dieta desequilibrada e um quarto consome gorduras demais. As pessoas são mais propensas a optar por batatas fritas em vez de brócolis e refrigerantes no lugar de leite desnatado, por exemplo. Esses alimentos não apenas contribuem para excesso de gordura e açúcar na dieta com também resultam na ingestão precária, abaixo dos níveis ideais, de vitaminas, minerais e fotoquímicos que combatem doenças.
Mesmo com o melhor dos planejamentos nutricionais, é difícil manter uma dieta que atenda às recomendações dos órgãos de saúde relativas a todos os nutrientes. Por exemplo, os vegetarianos, que com um grupo, são mais saudáveis do que os comedores de carne, podem ter deficiências de alguns nutrientes como ferro, cálcio e vitamina B12. E a maioria das pessoas que tenta manter uma dieta com baixo teor de gordura tem problemas em conseguir, apenas com a alimentação, as quantidades de vitamina E recomendadas, pois muitas das fontes dessa vitamina são ricas em gordura. No caso de pessoas que são, de maneira geral, saudáveis mas não conseguem ter uma dieta diária balanceada, um suplemento pode preencher essas lacunas nutricionais ou mesmo transformar os nutrientes consumidos de adequados em idéias. Você deve conversas com o seu médico antes de usar qualquer suplemento.

Curiosidades sobre as frutas





 

Quando o melão não for doce, e estiver aguado, não use açúcar, e sim pulverize a fatia cortada com uma pitadinha de sal.
Quando for extrair a água de um coco e este estiver aguado, coloque 3 gotinhas de adoçante, você irá se surpreender com o sabor.
Para afugentar aquelas mosquinhas das frutas, coloque por perto um prato com leite ou vinagre com pimenta.
As laranjas de casca mais fina  geralmente têm mais suco.
Antes de descascar as laranjas, cubra-as com água fervente e deixe descansar por 5 a 10 minutos.  A parte branca sairá com facilidade, deixando-as perfeitas para serem usadas em saladas.
Para o limão apresentar uma maior quantidade de suco, antes de cortá-lo, friccione-o com as mãos.
Quando for ralar limão, antes cubra o ralador com um papel plástico aderente, aperte bem e rale o limão. O papel não rasga, não suja o ralador e, ainda por cima ao retirar o papel, você aproveita toda a casquinha.
Rale as cascas de laranjas, leve-as ao forno baixo até secarem bem. Coloque-as em vidros bem fechados. Você poderá usar em bolos, biscoitos, pudins, etc. Se você desejar, poderá congelar a casca da laranja ralada, sem necessidade de secá-la.
Se acrescentar frutas picadas a uma gelatina ainda líquida, elas depositar-se-ão no fundo do recipiente. Para que isso não aconteça, deixe a gelatina na geladeira até engrossar um pouco. Acrescente então as frutas.
Passas e frutas cristalizadas antes de usá-las em bolos e pudins, passe-as na farinha de trigo ou deixe-as de molho no vinho durante mais ou menos 30 minutos.
Se for usar bananas, numa torta, mergulhe-as primeiro em suco de laranja ou de limão, para evitar que fiquem escuras.
As passas ficarão mais gostosas se, antes de usá-las numa receita de biscoitos, você as deixar sobre uma peneira, tomando o vapor de água fervente por 5 minutos.
A abóbora está madura quando o talo estiver amarelo ou seco.
Para conservar por mais tempo, as frutas, deixe-as de molho numa tigela com água e sal. Além de lavar o sal desinfeta naturalmente. Depois seque-as e coloque na gaveta da geladeira forrados com papel toalha. Faça isso com as verduras e legumes também.
Para que as maçãs não se desmanchem quando você for assá-las no forno, experimente furar com um garfo em toda sua volta: isto evita que elas percam a forma natural.
Se você for usar apenas a metade de um abacate, guarde a outra na geladeira, sem retirar o caroço. Ainda, se você fizer creme de abacate para a sobremesa, guarde-o numa vasilha junto ao caroço bem lavado. Isto vai fazer com que o verde do abacate não escureça.
Para conservar melhor o sabor e o perfume das frutas, embrulhe-as.
Se você quiser que as frutas fiquem bem brilhantes, esfregue-as com um pano embebido  em azeite de boa qualidade. Depois limpe com um pano enxuto: este tratamento fará com que elas durem mais tempo.
Para conservar o abacate depois de cortá-lo, deixe o caroço na metade que não utilizará, guarde dentro de um saco plástico ou papel alumínio. A polpa se conservará firme e sem escurecer.

10 Alimentos Para Viver Mais


 

AVEIA

Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controle de alimentos e remédios.
Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.

ALHO

Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.
Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).

AZEITE DE OLIVA

Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa).

CASTANHA-DO-PARÁ

Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA.
Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades.

CHÁ VERDE

Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.
Quantidade recomendada: de quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago).

MAÇÃ

Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüínea, além de evitar doenças oculares como catarata.
Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia.

PEIXES

Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer.
Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana (para reduzir o risco de doenças cardiovasculares).

SOJA

Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.
Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol).

TOMATE

Auxilia na prevenção do câncer de próstata.
Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

VINHO TINTO

A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.
Quantidade recomendada: dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.
* As quantidades de alimentos indicadas se referem apenas à prevenção das doenças especificadas. A dosagem ideal para o combate das demais ainda não foi identificada pelos pesquisadores.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A importância do lanche da manhã e da tarde.




São 10 horas da manhã, você está no seu trabalho e seu estômago começa a dar o primeiro sinal de vida, informando que a fome está chegando. O mesmo acontece à tarde, por volta das 16 horas. Uma boa opção para essas horas é deixar alguma coisa na gaveta pra dar uma tapeada. O problema é que muitas vezes entupimos nossa gaveta com balas, chocolates e biscoitos, que são pequenos, práticos e gostosos. Porém, essas tranqueiras são repletas de gorduras e açúcares que são extremamente prejudiciais à saúde. O segredo então é escolher certo, portanto prefira barras de cereais, biscoitos integrais e frutas secas. Seu organismo agradece!

Eleve sua disposição após o almoço.




Na correria do dia a dia, são poucas as pessoas privilegiadas que conseguem almoçar em casa. Quando isso não é possível, muitas optam por comer em restaurantes. Porém, independentemente do restaurante escolhido, é muito importante que você tente substituir as frituras por cozidos, assados ou grelhados, tente incluir as saladas constantemente em seu cardápio e tente fugir das tentações da sobremesa, optando pelas frutas, ao invés dos doces. Ao fazer uma boa alimentação, a disposição é bem diferente de quando se ingere algo pesado e gorduroso, e a pessoa consegue até elevar sua produção pós-almoço.

A importância da alimentação para o treino.




A alimentação é imprescindível para quem busca saúde e bem estar! Para um treinamento ótimo, ou seja, visando melhorar performance e desempenho, devemos dar muita importância ao que é ingerido, dentre as  regras que devem ser seguidas estão: O consumo de carboidrato antes do treino, é fundamental para que o praticante tenha reserva de energia para o início do esforço. O glicogênio armazenado no fígado e nos músculos fornece grande parte da energia durante o exercício. Sendo assim, o prolongamento da duração do exercício e/ou a intensidade do mesmo, leva a uma diminuição dos estoques de glicogênio, podendo levar à fadiga.
Antes do exercício, devem-se evitar alimentos ricos em lipídeos (gorduras) e açúcares. Temos também que ter atenção ao tipo e quantidade das proteínas, já que essas demoram mais tempo para serem digeridas.

Lanchinho em barras.


   
Famosas nas academias e sucesso nas bolsas, as barras de cereais são realmente uma boa pedida?
As barras de cereais são alimentos de fácil consumo e que contêm grande quantidade de fibras, auxiliando na redução da absorção de gordura, prevenção de doenças do coração e extensão do tempo de saciedade”.


Fúlvia ressalta que são alimentos industrializados e que há versões com muito açúcar, que é absorvido rapidamente pelo nosso organismo e pode elevar a glicemia, concentração de açúcar no sangue. Já as salgadas são boas opções para o pré e pós-treino por terem carboidratos. Como algumas barras são muito calóricas, o melhor é consumir aquelas com menos açúcar e mais fibras.  Mas as barrinhas não podem substituir refeições, são apenas para lanches intermediários, já que não possuem todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários.

Sucos milagrosos



Sempre em alta durante o verão, os sucos com folhas, frutas, raízes e sementes que prometem o emagrecimento rápido e ainda vantagens para a saúde. Mas isso é real? Esses ingredientes trazem benefícios nutricionais e melhoram o funcionamento do organismo.  “Algumas ervas, hortaliças e sementes ajudam na manutenção e até na redução do peso.
São ricas em sais minerais, vitaminas, fibras e clorofila”. Mas existe a ressalva que vale para todas as dicas de emagrecimento: associá-las a uma alimentação equilibrada e à prática regular de atividade física.

Mas não pense que só porque os sucos são saudáveis e ajudam no emagrecimento eles podem substituir uma refeição. Não podem! O aporte calórico é deficiente, assim como faltam outros nutrientes para uma refeição equilibrada, diz Fúlvia. “Eles funcionam como acompanhamento de uma refeição ou até como um lanche intermediário, mas as principais refeições são importantíssimas e devem ser feitas corretamente”, completa a nutricionista.

Correr, pedalar ou deslizar?




Você fica na dúvida entre esteira, bicicleta e transport? Dentre os aeróbicos qual a melhor escolha?
A perda de calorias está associada à intensidade do treino, portanto, geralmente, na esteira você perde mais calorias do que nos outros equipamentos, mas tudo depende da intensidade que se faz cada um. “Se a intensidade da bicicleta, por exemplo, for maior do que a da esteira, com certeza ela fará com que você gaste muito mais calorias. E assim também acontece com o transport”.

Os aeróbicos também contribuem com o ganho muscular e, na avaliação de Luciana, a esteira é mais completa nesse caso, porque são necessários mais músculos nos movimentos.

Os aparelhos aeróbicos, no entanto, não são como uma série de musculação, que pode mobilizar todos os músculos do corpo. Por isso, Luciana indica que esses exercícios venham acompanhados de uma série de musculação, devidamente prescrita por um educador físico, pois fortalece os músculos exigidos no exercício aeróbico e evita lesões.

Na Menopausa e na Andropausa





Durante a menopausa e a andropausa –encerramento do ciclo menstrual feminino e diminuição da função sexual masculina, respectivamente– ocorrem inúmeras mudanças corporais. “A intensidade e a variabilidade com que os sintomas se manifestam dependem do organismo de cada um, da vivência, do estado físico e emocional”.
Essas alterações desaceleraram o metabolismo, causam a diminuição da massa muscular, provocam dores articulares e perda de massa óssea (osteoporose). A prática de exercícios regulares auxilia nessa fase reduzindo o percentual de massa gorda, ajudando na fixação do cálcio e fortalecendo a musculatura.
No caso das mulheres, que sofrem com a menopausa, há uma maior frequência dos casos de osteoporose, segundo Júlio. Por isso, o exercício de baixo impacto, como a caminhada e a musculação, são importantes para que haja a redução da incidência da doença com a melhor fixação do cálcio nos ossos.
Existe também o bem estar proporcionado pela liberação de endorfina durante a atividade, que auxilia a manter a motivação e a vivacidade.

Treino além da conta



Quem exagera na quantidade de atividades físicas, treinando todos os grupos musculares diariamente, corre o risco de chegar a um overtraining, que tem como conseqüência sérias lesões e fadiga muscular. Para Ana Cristina Bernardo gerente da unidade da Editora Abril, muitos fatores podem desencadear um quadro de overtraining. “Querer competir com o amigo, emagrecer muito rápido ou ganhar massa muscular, podem ser fatores que induzem o aluno a treinar demais e, sem respeitar a periodização que cada exercício pode ter, ele acaba fazendo atividade física em excesso, o que não é positivo”. A forma mais segura de se obter bons resultados é aliar o equilíbrio com o tempo, seguindo uma frequência adequada de treinos, sempre com o acompanhamento de um profissional.

Grávida também pode.



A mudança no corpo da mulher durante a gravidez é muito grande e implica, até, em alguns desconfortos e dores. Por isso, o exercício é excelente nesse período, já que contribui para uma melhor postura, diminuição das dores e uma menor retenção de líquidos. Há diversas atividades que podem ser praticadas por grávidas, mas é necessário cuidado com a intensidade – que deve ser regular e moderada. “A grávida também deve evitar movimentos repentinos, saltos, flexões ou extensões profundas e exercícios muito exaustivos, pois podem ocasionar desconforto e até lesões”.

Ana conta que a gestante pode praticar exercícios durante todo período gestacional, levando-se em consideração as peculiaridades de cada uma. Para quem quer voltar logo a boa forma, algumas precauções são válidas. Após o parto normal o indicado é retomar as atividades em 60 dias e, para cesariana, o prazo é de 90 dias. Esse retorno deve ser gradual e iniciado com atividades aeróbicas, mas Ana Paula lembra que tudo isso deve ser definido em parceria com o médico da gestante.

Água de beber




Quando fazemos exercícios físicos transpiramos mais ou menos dependendo da intensidade do treino. Estima-se que a perda média de água no organismo é de um a dois litros por treino. Durante os exercícios, a temperatura do nosso corpo aumenta, mas é pelo suor que conseguimos reduzir o calor e mantê-la mediana.


Igor indica a sugestão do American College of Sports Medicine: hidratar-se duas horas antes das atividades com cerca de 500 ml de água ou bebidas energéticas, e de 600ml a 1200 ml de líquidos por hora de treino, em intervalos de 15 a 20 minutos. “Além disso, como perdemos sódio, cloro e outros nutrientes no suor, é importante a ingestão de carboidratos e sódio para a manutenção de um equilíbrio saudável”, explica ele.

Beber água insuficientemente pode ocasionar a desidratação, que tem como principais sintomas: boca seca, fraqueza, tonturas, fadiga e pode levar até a um desmaio. “A sede é um alerta de que você já está desidratado”, diz Igor. Durante o calor a perda é ainda maior, por isso a hidratação é essencial e vital.

Musculação dá resultado, sim!




Quando você olha o pessoal pegando peso tem vontade de passar longe? Está na hora de mudar o seu conceito, afinal a musculação ajuda a emagrecer, definir a musculatura e queimar a gordura localizada, além de aumentar a massa magra, ou seja, os músculos.

Um treino bem feito e intercalado com atividades aeróbicas pode trazer resultados excelentes. “É fundamental ter uma alimentação balanceada e manter um período de descanso intercalando os treinos de membros superiores com os inferiores e ainda exercícios aeróbicos”.

O que não vale é comparar os resultados com sexo oposto, pois os homens têm menos gordura e mais músculo e ganha massa magra mais rapidamente, por isso, neles o resultado aparece primeiro. Nas mulheres, é preciso manter um nível de gordura maior, por conta das funções biológicas, como a menstruação e a gestação. “O treino de musculação para as mulheres precisa ser elaborado com um cuidado maior, sem ser excessivamente forte”. O acompanhamento de um profissional, seja para ele ou para ela, é indispensável para o bom resultado.

Dicas para reduzir a barriga





Uma alimentação saudável é ideal para manter a forma e até perder aquela barriguinha indesejável.

Evite:

- Alimentos causadores de gases como refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo, enlatados, carne vermelha, embutidos como linguiça, presunto, salame e salsicha.

- Alimentos que retêm líquidos como embutidos, sal em excesso e alimentos processados

Alimentos que favorecem uma barriga retinha:

- As fibras insolúveis associadas a uma ingestão adequada de líquidos permitem que o intestino funcione de forma regular, evitando que a barriga fique dilatada e dolorida. São os alimentos como farelo de trigo não processado ou farelo de arroz; cereais integrais, pão Integral; legumes/ervilha, vagem e nozes;

- Raízes, incluindo batata e cenoura; verduras como o espinafre; maçã, laranja e outras frutas. No entanto, as fibras são decompostas pelas bactérias do intestino e o organismo leva um tempo para se acostumar a isso. Assim, introduza devagar nas refeições.

- Os alimentos diuréticos também contribuem para diminuir a retenção hídrica diminuindo o inchaço. São alimentos como chás, suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino.

Com quantos quilos?


   
Uma das dúvidas mais comuns de quem faz musculação é com relação ao peso das cargas de treino. Qual o mais adequado ou quando é a hora certa de aumentar os quilos são as perguntas mais frequentes. É importante a orientação de um profissional da área na escolha do treino e das cargas, pois ele saberá qual o mais adequado para o nível de condicionamento e objetivo do aluno.

O uso incorreto dos pesos pode ocasionar lesões e dores pós-treino. Além disso, carga excessiva e carga muito leve não surtem o resultado desejado. “Partir para o exagero e aumentar por conta própria o peso nos aparelhos é arriscado e ineficiente”.

A progressão das cargas deve ser feita conforme o músculo se acostuma com aquele peso.  A execução de todas as repetições de cada série precisa ter um movimento perfeito para evitar lesões e realmente fortalecer e enrijecer a musculatura.

Pegando pesado





Seja como profissão ou por hobby o halterofilismo vem ganhando inúmeros adeptos no decorrer dos anos. O essencial para quem está pensando em praticar é ter acompanhamento médico, nutricional e de um professor habilitado, ou de preferência um especialista nesse segmento.
A prática é permitida para homens e mulheres e é dividida em duas modalidades: arranco e arremesso. Seu objetivo é desenvolver a potência, força, técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.
Deve-se ter um cuidado diferenciado com a alimentação, pois o halterofilismo exige uma dieta especifica que apenas um nutricionista pode prescrever corretamente.
A função dessa alimentação diferenciada é justamente fornecer ao organismo condições de desenvolvimento, já que a principal diferença de um halterofilista com relação a alguém que faz um treino comum é a intensidade e carga, que são muito maiores.

De braços e pernas de fora




O verão pede roupas leves, curtas e sem mangas, por isso os braços e as pernas precisam estar em dia.  As melhores atividades musculares para quem quer melhorar o tônus dos braços de forma rápida são os exercícios multiarticulares.
As opções são variadas, desde supino, tríceps pulley e rosca direta até as aulas de Body Pump para quem não gosta muito de musculação. Para tonificar as pernas o princípio é parecido. Igor explica que o músculo precisa ser estimulado com cargas para conseguir definição e ganho de massa.
E as atividades indicadas são: agachamento, leg press, adutor, abdutor e exercícios com foco nas panturrilhas. O importante é combinar os exercícios com alimentação balanceada e ótimo sono para alcançar os resultados, mas tendo ciência de que nada é imediato. Igor acrescenta que é preciso empenho e suor nessa busca, além do acompanhamento de um professor que montará o treino mais adequado ao seu objetivo e suas preferências. Com pitadas de frequência e disciplina você já tem a receita completa para desfilar braços e pernas tonificados e fortes em peças bem fresquinhas nos dias de verão.

Perda de Peso e Musculação



    Aumentar a massa muscular aumenta o gasto calórico do organismo até em repouso. Isso ocorre porque os músculos precisam de mais energia para se manter vivos, ao contrário do tecido gorduroso. Sem contar que musculação ajuda a definir o corpo.

Horários das Refeições

Horário das Refeições



O emagrecimento ocorre tendo como base um simples cálculo: gastar mais calorias do que se consome. Um dos maiores erros que as pessoas acabam cometendo na questão da alimentação é achar que comer poucas vezes ao dia, duas a três vezes, é a chave para alcançar resultados, mas não é.

Nosso corpo é muito inteligente, ele se adapta à forma que vivemos. Se tivermos apenas 3 refeições ao dia, ou seja, se ficarmos muito tempo sem nos alimentar entre uma refeição e outra, nosso corpo começa a estocar mais calorias do que gasta e este estoque será em forma de gordura.

Durante este período sem comer, acabamos ficando com fome e, quando chega a hora de comer de novo, que tristeza: aquele prato imenso de comida!

Mas lembram do estoque de gordura? Não foi totalmente utilizado e o organismo acaba estocando mais. Por isso, devemos nos alimentar de 3 em 3 horas, dando grande importância ao café da manhã, que é a base da alimentação, e fazer pequenos lanches entre as principais refeições. Assim, estaremos sempre com a nossa energia em dia e comendo pouco, por estar sempre satisfeitos, deixando nosso corpo funcionando como um relógio.
Tudo isto, somado à atividade física, que ajuda no gasto calórico, é a grande chave para o emagrecimento!

Prof. Fernando Maestro Poleti


Reeducação alimentar


Quem quer emagrecer precisa ter vontade, disciplina e paciência. Com esses três elementos é possível fazer uma reeducação alimentar, combinando os alimentos certos, nos intervalos de horários corretos, obtendo um bom índice glicêmico, o que implicará em maior saciedade e perda de peso de uma maneira muito mais saudável. É importante que você saiba o motivo que estimula você a se reeducar e trace os objetivos desejados. Com a ajuda de um médico e de um nutricionista, identifique o que está errado, o que precisa ser feito para melhorar e desenvolva seu plano de reeducação alimentar.


Cuidado com o jejum


Se você pensa que para emagrecer basta fechar a boca, está muito enganado. O jejum não é algo benéfico para o nosso organismo. Ao fazer uma refeição após ficar muito tempo em jejum, seu organismo vai aproveitar quase tudo que foi ingerido, formando até um estoque de reserva, o que pode provocar ganho de peso. Portanto, se você pensa em emagrecer, o ideal é realizar pequenas e constantes refeições diárias, o que estimula nosso metabolismo, fazendo com que trabalhe sempre. Assim sendo, o apetite para a próxima refeição é reduzido, a digestão melhora e as calorias são queimadas em maior quantidade.


Cuidado com a compulsão alimentar


A compulsão alimentar é uma doença grave que se caracteriza pela perda do controle da pessoa quanto à ingestão de grandes quantidades em pouco espaço de tempo. Ou seja, ocorre quando a pessoa come muito e rápido demais e, mesmo sem fome, devora absolutamente tudo o que vê pela frente. A compulsão alimentar pode levar ao ganho de peso, além de elevar o risco de desenvolvimento de problemas como a diabetes, a hipertensão e o colesterol alto. As possíveis causas desse distúrbio são de origens psicológicas, como estresse, carência e ansiedade, e pode ser minimizada através de práticas como a meditação e a ioga.


A importância do café da manhã


Enquanto estamos dormindo nosso metabolismo trabalha em ritmo reduzido, contudo, ao acordamos, nosso corpo encontra-se deficiente de energia em virtude do jejum noturno de aproximadamente 8 horas. Por isso é que a expressão "a primeira refeição é a mais importante do dia" se faz totalmente verdadeira! Daí a importância de se tomar um café da manhã reforçado. Quem não o faz, tende a comer mais nas outras refeições, o que estimulará o organismo a economizar combustível. Com isso, a queima calórica se reduz, ficando ainda mais difícil eliminar o excesso de gordura.


A importância do lanche da manhã e da tarde


São 10 horas da manhã, você está no seu trabalho e seu estômago começa a dar o primeiro sinal de vida, informando que a fome está chegando. O mesmo acontece à tarde, por volta das 16 horas. Uma boa opção para essas horas é deixar alguma coisa na gaveta pra dar uma tapeada. O problema é que muitas vezes entupimos nossa gaveta com balas, chocolates e biscoitos, que são pequenos, práticos e gostosos. Porém, essas tranqueiras são repletas de gorduras e açúcares que são extremamente prejudiciais à saúde. O segredo então é escolher certo, portanto prefira barras de cereais, biscoitos integrais e frutas secas. Seu organismo agradece!


A importância do almoço


Na correria do dia a dia, são poucas as pessoas privilegiadas que conseguem almoçar em casa. Quando isso não é possível, muitas optam por comer em restaurantes. Porém, independentemente do restaurante escolhido, é muito importante que você tente substituir as frituras por cozidos, assados ou grelhados, tente incluir as saladas constantemente em seu cardápio e tente fugir das tentações da sobremesa, optando pelas frutas, ao invés dos doces. Ao fazer uma boa alimentação, a disposição é bem diferente de quando se ingere algo pesado e gorduroso, e a pessoa consegue até elevar sua produção pós-almoço.

Com Peso a Mais


                  Sobre o Peso

A alimentação incorreta e o sedentarismo acarretam sobrepeso e uma das orientações médicas nesses casos é o início de alguma atividade física.
Mas antes de começar, o ideal é checar se está tudo certo com os ossos e as articulações.
O segundo passo é dar atenção ao fortalecimento dos músculos, pois eles, junto com os ossos e as articulações, são responsáveis pela sustentação e locomoção do corpo.

Todos os exercícios físicos são recomendados para quem pretende eliminar aqueles quilos extras, a decisão respeita a preferência pessoal.
Escolher alguma atividade que você realmente aprecie ajudará naqueles dias de desânimo, já que com prazer tudo fica mais fácil. Você pode correr, caminhar, nadar, fazer musculação, yoga ou ginástica, basta sempre contar com a orientação adequada e especializada e respeitar as suas limitações.
Igor indica um treino básico com aproximadamente uma hora de exercícios aeróbicos cinco vezes por semana e 30 minutos de musculação três vezes por semana..

Movimente-se



O emagrecimento está diretamente ligado a um metabolismo mais rápido. , Vou explica de uma maneira bem simples “Imagine que o seu metabolismo é como um forno à lenha, que queima calorias para transformá-las em energias e, assim, garantir a continuidade de todas as funções do organismo.


Exercitar-se seria como colocar mais lenha nesse forno, permitindo que o fogo queime com mais intensidade. Mesmo depois de cessar a atividade, o corpo continua gastando energia numa velocidade maior durante mais algum tempo”.
Todas as atividades auxiliam no aumento do metabolismo, o que varia são as quantidades, já que atividades mais intensas aceleram mais o metabolismo. Márcio diz que as atividades que exigem resistência garantem o aumento do volume do músculo, que precisa de mais energia para se manter vivo, portanto quando aumentamos a massa muscular aceleramos a taxa metabólica.

Suplementos x Malhação




Perder peso de maneira consciente é a regra básica para manter a 
forma por muito mais tempo e sem prejudicar a saúde. Mas por
onde começar? Muitas pessoas lançam mão de substâncias milagrosas, muitas vezes disfarçadas de produtos naturais.
Mas é bom ficar atento: remédios, chás e comprimidos que prometem emagrecimento expresso podem botar o organismo em risco e até mesmo prejudicar o desempenho e a performance nos treinos.  “Não sou a favor de suplementos se não existe uma boa alimentação e principalmente o respaldo de um especialista”.

Equilibrar o cardápio às atividades físicas que você pratica, portanto, é o segredo para emagrecer com saúde. “O ideal para perder peso de forma saudável é procurar uma boa academia, um bom nutricionista, se empenhar nos treinos e descansar bem.
Um bom treino de musculação intercalado com exercícios aeróbicos
e com um cardápio balanceado é o suficiente para perder peso de uma
maneira saudável”, finaliza Igor.

Corpo Atraente

                               Atividade Física

 O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem que estar alerta para o fato de que a saúde e a longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.

A atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e a sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa, contínua e ao longo de toda a vida.

A preocupação em promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.

Para isso, vale andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa.

Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática física, horas intermináveis de exercícios ou de dor e sofrimento. Para aproveitar as vantagens da atividade física é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.
 
- Na aparência: melhora seu visual, sua postura e os músculos ficam mais eficientes e com melhor tônus. Isso sem falar no combate ao excesso de peso e ao acúmulo de gordura.

- No trabalho: aumenta a produtividade, diminui a propensão a doenças, melhora o índice de frequência no trabalho, combate o estresse e a indisposição. E mais: aumenta a sua capacidade para esforços físicos.

- No dia a dia: traz mais disposição para as tarefas cotidianas, o coração trabalha de forma mais segura e eficiente e aumenta o seu fôlego. E mais: melhora a elasticidade e a flexibilidade do corpo, melhora sua autoestima e você passa a se alimentar e a dormir melhor. Enfim, passa a viver melhor e com mais qualidade.

- Na saúde: aumenta a qualidade e a expectativa de vida, fortalece o sistema imunológico, previne e reduz os efeitos de doenças como obesidade, osteoporose, estresse, cardiopatias, hipertensão arterial, deficiências respiratórias, problemas circulatórios, diabetes e alterações das taxas de colesterol.

Conheça 10 Fontes de Proteínas Que Podem Substituir a Carne


MICHELLE ACHKAR
    A alimentação é o combustível que mantém o corpo em funcionamento, mas também está associada a diversos problemas de saúde. Um dos principais produtos ligados a doenças, como aumento das más gorduras no sangue ou maior risco do desenvolvimento de câncer, as carnes são as fontes mais conhecidas de proteínas.



    Cada vez mais os alimentos de origem animal ocupam destaque nas preocupações com a saúde devido aos altos níveis de gordura, bem como aos antibióticos e substâncias químicas usadas na criação dos animais. "O excesso de alimentos de origem animal, ricos em proteínas e gorduras, e a carne vermelha, podem intoxicar o corpo e acidificar o sangue, drenar o cálcio, sobrecarregar o fígado e os rins, estagnar a digestão e destruir as bactérias benéficas", escreveu Gillian McKeith no livro Você é o Que Você Come, publicado no país pela editora Campus.

     As proteínas são necessárias para formação e manutenção dos órgãos, tecidos e células e devem corresponder a 15% do valor calórico total consumido diariamente. Pois saiba que os cuidados em relação ao consumo de carnes não devem excluí-las totalmente do cardápio.

      Em contrapartida, há também diversos alimentos, boas fontes de proteínas vindas de cereais e frutas, que fornecem ao organismo as chamadas proteínas completas, fontes dos aminoácidos essenciais ao corpo.

Suplementos Básicos: HiperCalóricos






    Quando pensamos na prática de atividade física, mais propriamente de musculação, logo pensamos nos quatro aspectos principais para o desenvolvimento de uma boa massa muscular, definição e performance em geral: treinamento, descanso, alimentação e suplementação. Abordaremos uma série de artigos com a função dos principais suplementos vendidos no mercado para que você possa escolher o mais adequado aos seus objetivos e biotipo.
   Vale destacar inicialmente que nenhum suplemento é mágico. Você não vai obter resultados apenas com a ingestão de algum produto. Eles são auxiliares, aliados aos outros aspectos já citados. É também importante ressaltar que a alimentação é a base em que se adicionam os suplementos. Sem um alimentação balanceada e adequada a seus objetivos, os suplementos terão pouca ou nenhuma eficácia.
    Quando se pensa em aumento de massa muscular estabelecemos um ponto inicial sem o qual não há crescimento, que é uma dieta hipercalórica. Uma dieta hipercalórica nada mais é do que ingerir uma quantidade de calorias maior do que a quantidade gasta durante um dia. Assim o tipo de suplemento mais básico é o hipercalórico.  

HiperCalóricos

O que é?
Geralmente apresentado na forma de pó, o hipercalórico é um suplemento caracterizado por ser um misto de carboidratos e proteínas, enriquecido com vitaminas e minerais e uma taxa de gordura relativamente baixa. 
Função?
Sua principal função é aumentar o peso corporal, fornecendo os dois principais nutrientes para o ganho de massa e peso (carboidratos e proteínas).  
Indicações
Indicado aos indivíduos que possuem peso corporal abaixo da média e dificuldade em ganhar peso. Também é indicado aos atletas que, ao manterem uma alimentação hipercalórica, não conseguem atingir o número total de calorias necessárias através de uma alimentação convencional, sendo necessário um complemento.  
Ingestão
O hipercalórico pode ser ingerido no café da manha, enriquecendo-o, após os treinamentos ou entre as principais refeições, conforme os objetivos e necessidades. Consulte seu médico ou nutricionista.

Estrutura



Quando pensamos em uma boa academia de musculação e ginástica, na parte estrutural o que vem na cabeça?

Ambiente amplo, ventilação natural, boa iluminação,inúmeros equipamentos, organização harmônica, muitas esteiras e equipamentos para treinamento aeróbio e lanchonete, não é mesmo?

Tudo isto você encontra na Grisi Fitness.
Alia-se a estes aspectos, localização privilegiada, facilidade de acesso, estacionamento gratuito e limpeza impecável. Isto é a Grisi Fitness!

Agende uma visita e comprove.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MUSCULAÇÃO: MAIS SAÚDE E BEM-ESTAR TODOS OS DIAS



A função da musculação não é somente estética. Ela também é essencial para a saúde e o bem-estar. Hoje sabemos, por meio de diversas pesquisas científicas que o treino com pesos aumenta a massa muscular e traz inúmeros benefícios ao organismo como um todo.
Quando praticamos o treino com pesos, adquirimos massa magra. Com mais músculos no corpo, nosso metabolismo fica acelerado e consome mais calorias, mesmo em repouso. Resultado: perdemos peso com mais facilidade. Além disso, o treino de resistência fortalece os ossos, o coração e melhora a postura.
É fundamental a prática de musculação principalmente após os trinta anos – idade em que começa a diminuição de massa magra e que devem ser iniciados os primeiros cuidados para evitar a osteoporose. Entre vários outros cuidados, o treino com pesos ajuda o organismo a fixar o cálcio nos ossos, fortalecendo-os.
A musculação deve ser praticada juntamente com exercícios aeróbicos para que os benefícios sejam completos. Assim, você ganha um corpo mais forte e um coração mais resistente. E um corpo mais forte executa as tarefas diárias com mais disposição, energia e bem-estar.
A recompensa vem em forma de muita saúde, energia e de um corpo muito mais bonito.

Fonte: Bem - Estar

Quem Somos ?



A Academia Grisi Fitness, foi fundada em 2004, e atualmente ocupa um posto de destaque no cenário de Vitoria da Conquista. Ela se orgulha pelo o reconhecimento de seus clientes, funcionários e de toda a sociedade conquistense. Fundamentados no princípio de que a atividade física deve ser levada a sério e com competência, disponibilizamos aos associados um quadro de profissionais especializados, devidamente treinado e qualificado.Em respeito ao ser humano em sua plenitude, buscamos não somente o aprimoramento físico dos nossos clientes, como também a viabilidade para o convívio social sadio e alegre, o que nos dá a característica de uma verdadeira e efetiva "academia família"!

Caminhada Ecológica




Caminhada ecológica não é apenas andar no meio do mato. Trata-se de um esporte não competitivo, onde cada participante deve colaborar com o companheiro de aventura para que todos superem os obstáculos e possam atingir o objetivo da chegada. Exige ritmo, equilíbrio e passada regular, sempre devagar. Queremos nos divertir, e não bater recordes.
A caminhada é a forma mais básica de aventura. A maioria dos aventureiros mais radicais, como os escaladores ou exploradores de cavernas começaram suas aventuras através da caminhada.

Para eliminar um quilo, é preciso perder 7 mil calorias

Alfredo Halpern deu mais dicas sobre alimentação e emagrecimento.

Para responder às principais dúvidas das pessoas em casa sobre calorias e atividade física,  conversamos nesta sexta-feira (2) com os consultores Alfredo Halpern e José Rubens D'Elia.
Segundo o endocrinologista, ficar muito tempo sem comer aumenta a fome e o hormônio responsável por ela (grelina), o que leva o indivíduo a ingerir mais alimentos e ganhar peso. Por isso, comer mais vezes ao dia é o ideal.



Halpern citou estudos que mostram que alguns alimentos diminuem o apetite e ajudam a emagrecer, como é o caso da pimenta, do gengibre e da canela. Para quem quer engordar, o médico disse que é preciso consumir mais calorias, e as gorduras são a principal fonte. Mas é necessário levar em conta se o paciente tem colesterol, diabetes ou outros problemas, para não prejudicar a saúde.
Do ponto de vista de adquirir ou manter massa muscular, as proteínas (presentes em carnes, ovos e leites) são melhores. D'Elia recomendou musculação para quem quer ganhar mais massa e ficar forte. E destacou que, para alguns, a atividade física aumenta a fome, enquanto para outros ocorre o efeito contrário.
Além disso, o endocrinologista explicou que, para perder um quilo, é preciso perder cerca de 7 mil calorias. Comer muito à noite pode ser ruim principalmente para pacientes com apneia do sono ou refluxo.
Na gravidez, a mulher deve estabelecer em conjunto com o obstetra o quanto pode engordar – em geral, até 12 quilos, afirmou Halpern.

Calorias e exercícios
O médico comentou, ainda, sobre as diferenças de valor energético entre pão integral e branco e entre leite integral e desnatado.
Na sequência, D'Elia ressaltou que os benefícios da atividade física duram horas depois do término e sugeriu pedalar, pular corda, dançar e fazer polichinelo, flexões e abdominais. Caminhar, de acordo com o preparador, emagrece menos, mas pode ser aliada à musculação. Halpern reforçou essa indicação, como um complemento à reeducação alimentar.

Fonte: G1, São Paulo

Dia 15 de Setembro




É por você que acordamos às 5h da manhã!
É por você que buscamos a melhor estrutura!
É em você que pensamos todos os 365 dias do ano.
Mas, já que escolheram uma data oficial para comemorar, parabéns!